Consultoria de Marketing
Desenvolver e implantar estratégias de atuação e ações corretivas, melhorando o desempenho e a presença das empresas em seus devidos mercados de atuação.
Em tempos dos quais as mudanças ocorrem de forma rápida e sem precedentes, analisar, questionar e revisar continuamente a maneira como a organização interage e se relaciona com seu público alvo, seus canais e clientes é fator determinante para que as empresas se mantenham competitivas.
A diversidade de segmentos para os quais a Hokona Consultoria já desenvolveu projetos nos permite que à equipe de consultores tenha uma compreensão profunda da dinâmica destes diferentes mercados, bem como das estratégias, políticas, estruturas e melhores práticas que garantem resultados de crescimento consistentes.
A associação desta ampla experiência com o cuidado de entender e respeitar a cultura empresarial nos possibilita recomendar e implementar soluções e estratégias personalizadas para cada empresa, ajudando-as a escolher e construir caminhos para melhorar o desempenho dos seus negócios. É inteligência mercadológica aplicada na prática.
Estruturação da Área de Marketing
Para que cumpra seu objetivo estratégico enquanto área na organização, as funções do marketing precisam estar claramente definidas para a empresa e seus colaboradores. Cada organização está em um estágio de evolução empresarial particular, requerendo estruturas, processos e controles diferentes. Nosso trabalho é ajudar empresas a decidirem quais funções são essenciais para o atual momento, em que nível de profundidade e abrangência e que recursos ela vai necessitar para que estas funções possam ser executadas. O acompanhamento e apoio à empresa em todo o processo de estruturação da área faz parte do projeto.
Estratégias de Abordagem ao Mercado
Clientes e consumidores de segmentos diferentes têm formas diferentes de buscar seus fornecedores de insumos, produtos e serviços. E expectativas diferentes de atendimento. Fazemos uma análise de como o mercado se organiza nestes aspectos, quais são os fatores definidores de escolha do fornecedor e uma leitura de como a empresa vem atendendo seu mercado. Definimos e implementamos as estratégias que darão visibilidade à empresa e aquelas que possibilitarão um atendimento competitivo e adequado às expectativas desse mercado.
Sistemas de Informação e Inteligência Comercial
A definição de estratégias ou a revisão delas e a tomada de decisões com segurança requerem informação atualizada e confiável. Sem isso, a empresa navega no mercado sem bússola e, atingir ou não seus objetivos, torna-se uma obra do acaso. Nossos serviços percorrem a definição de informações, fontes, processos de integração entre áreas, definição e implantação de indicadores-chave, relatórios e controles que possibilitam uma gestão mercadológica e comercial mais objetiva, assertiva e confiante.
Planejamento Mercadológico
Estratégias precisam ser traduzidas em objetivos e metas que possam ser medidas e acompanhadas, e em ações que possibilitem “tirar do papel e colocar na prática” tudo aquilo que se definiu. O planejamento mercadológico que elaboramos faz essa ponte entre os âmbitos estratégico, tático e operacional e deve estar alinhado com o planejamento estratégico da empresa ou suas diretrizes, na ausência daquele.
Portfólio de Negócios, Produtos ou Serviços
Diversificar para novos negócios ou lançar novos produtos ou serviços, aumentando o portfólio com frequência, são fatores de competitividade? Nem sempre. Nossos serviços nesta área passam pela leitura destas oportunidades de negócios, análise profunda da abrangência, extensão, profundidade e consistência e rentabilidade do portfólio de produtos ou serviços e a proposição e implantação de práticas mercadológicas e empresariais sistemáticas que garantam um melhor desempenho da empresa no mercado e uma operação interna mais equilibrada.
Gestão de Canais de Distribuição e de Vendas
Fundamental para garantir que os insumos, produtos ou serviços cheguem aos clientes ou consumidores, estes intermediários no processo de comercialização requerem atenção especial por parte das empresas. A extensão territorial brasileira, o impacto de impostos e fretes, as diferentes necessidades de prazo de atendimento e entrega e as especificidades de comportamento de cada canal demandam, da parte da Hokona Consultoria, um estudo de melhores alternativas e a recomendação de soluções e políticas comerciais muitas vezes complexas e mistas, buscando uma operação harmônica da empresa no mercado.
Formação de Preços
O preço desempenha diversos papéis na empresa. No âmbito de marketing, é um dos determinantes do posicionamento da marca, produto ou serviço e também um dos principais fatores de competitividade. No âmbito financeiro, define a rentabilidade e, assim, interfere no crescimento e atualização organizacional. Entendemos que uma correta formação de preços é essencial para qualquer empresa, em qualquer ambiente de mercado, e nossos serviços nesta área são conduzidos com essa premissa.
Trade Marketing
O trade marketing é o conjunto de estratégias e ações realizadas no Ponto de Venda (PDV) para promover a venda de um produto. Ele parte do marketing quanto às estratégias definidas para o canal, o produto, o público-alvo, o posicionamento e outras variáveis, buscando influenciar diretamente os resultados de vendas, mas não está necessariamente ligado a nenhuma destas áreas. Em estruturas comerciais onde essa constituição é possível, o Trade Marketing funciona como área autônoma e integrante do esforço comercial, sendo complementar. Naquelas situações onde essa autonomia não é possível, estudamos, caso-a-caso, a melhor configuração estrutural, considerando a condição mais favorável para o retorno dos investimentos que serão feitos.
Comunicação Interna e com o Mercado
Gerenciar a informação que circula dentro e fora da empresa é essencial para que as estratégias de mercado possam cumprir seus objetivos. Garante, também, uma melhor produtividade operacional, uma vez que alinha as imagens interna e externa e direciona todo o esforço empresarial para o mesmo ponto. Definir estratégias para estas comunicações e, mais modernamente, associar estratégias de marketing digital, é o trabalho que temos desenvolvido nesta área.
Posicionamento de Marcas e Produtos
A empresa tem um posicionamento desejado, normalmente decorrência de suas expectativas internas, e um posicionamento de mercado, resultado direto das estratégias de atuação e comunicação adotadas e da ação dos concorrentes. Identificamos estas duas imagens e, em conjunto com a empresa, definimos o posicionamento correto para a marca e produtos e implementamos as ações necessárias para o alinhamento destas duas imagens.